Churrasco de carnaval: dicas para o churrasco perfeito

Tempo de leitura: 4 minutos

O carnaval está chegando e a gente já começa a pensar nos preparativos para a festa. Por isso nós publicamos esse post com dicas preciosas para fazer um churrasco de carnaval perfeito! Anota tudo e esteja pronto para comemorar!

Afinal, nada combina melhor com essa época do que um belo churrasco entre família e amigos.

Tudo começa com a carne

Não poderia ser diferente né? Afinal esse é o ingrediente principal! A nossa dica é escolher picanha, alcatra e maminha. A picanha é a preferida para o churrasco de carnaval, as outras tem um custo benefício melhor, e com o tempero certo também ficam muito saborosas! Na hora de comprar a linguiça, a toscana é uma ótima opção e agrada a todos.

Na quantidade certa

Saber o número de pessoas que irão participar do churrasco de carnaval é fundamental. Assim você pode calcular a quantidade certa de carne é para não exagerar e causar desperdício de alimento ou evitar falta de carne durante a festa.

Quando há acompanhamento como arroz, farofa, feijão, vinagrete e pão de alho, a recomendação é de 300g de carne vermelha e 200g de outros tipos de carne por pessoa.

Se o evento não tiver um almoço completo, é necessário aumentar a quantidade de carne vermelha para 450g e das outras para 300.

Para preparar um churrasco de carnaval perfeito você precisa saber a quantidade de tudo o que precisa comprar, carne, temperos, bebidas, carvão etc.

Faça esse planejamento, para no dia se preocupar apenas com a preparação da carne.

Como preparar a carne?

O ideal é comprar a carne no mesmo dia do churrasco de carnaval. Mas se você for comprar antes e congelar a carne, ela precisa ser tirada do congelador um dia antes e ficar descongelando na geladeira devagar para não acumular líquido.

Tire uma hora antes e deixe em temperatura ambiente antes de temperar e grelhar.

É importante que a gordura não seja retirada das peças, porque as torna mais saborosas. Se preferir fazer bifes, siga o sentido das fibras ao cortar a carne, para que ela não fique dura.

Preparar pedaços menores têm suas vantagens. Elas ficam prontas mais rápidos e pode-se variar o ponto para que agrade a todos.

Utensílios necessários

Para preparar um churrasco você não precisa de muita coisa. O básico é ter uma tábua grande de madeira, uma faca bem afiada e um pegador para a carne, ele funciona melhor do que o garfo, pois a carne perde líquido ao ser furada. O garfo é melhor para utilizar na hora de servir.

Agora se você quer estar equipado para tudo listamos alguns itens úteis na hora de preparar o seu churrasco de carnaval.

  • Afiador de facas
  • Picador de Alho
  • Paliteiro
  • Saleiro
  • Garfo trinchante
  • Petisqueira
  • Tábua de corte
  • Moedor de pimenta
  • Porta garrafa de cerveja
  • Caixa térmica (quando necessário)
  • Jarra de suco

Como acender o fogo?

Churrasco de verdade é feito com carvão! Então lá vai nossa dica para acender o fogo e não passar perrengue.

Para garantir uma brasa forte, o carvão de eucalipto é o mais recomendado. O fogo deve ser médio e constante para dourar a carne por completo.

O fogo deve ser acesso dez minutos antes de as carnes serem colocadas na churrasqueira. Para começar coloque uma quantidade pequena de carvão bem seco. Ensope um pedaço de pão velho em álcool e coloque-o no meio do carvão.

Em seguida acenda com cuidado, jogando um fósforo de longe. O fogo pega por um tempo, depois o carvão vira brasa.

A nossa dica é fazer a carne na brasa bem vermelha. Quando o fogo está alto queima a carne por fora e deixa crua por dentro.

Para manter a brasa acesa, vá colocando o carvão aos poucos, até que forme mais brasa. E lembre-se que para o fogo se manter aceso é preciso oxigênio circular, então nada de compactar a pilha de carvão e colocar mais que o necessário.

Contratar um churrasqueiro?

O churrasco não é apenas um momento para comer. É uma ocasião para se divertir.

Por isso, ficar cuidando da carne pode fazer você perder bons momentos, então se a festa tiver muitos convidados uma das opções é contratar um churrasqueiro.

A dica é contratar um churrasqueiro com experiência, para garantir uma carne saborosa e macia e fazer do seu churrasco de carnaval um sucesso!

Assim você apenas vai curtir o momento sem se preocupar com a preparação da carne.

Há diversas opções de churrascarias que atendem em domicílio, você pode escolher alguma empresa que providencie a carne e os aperitivos ou contratar apenas para cuidar da carne durante a festa. A escolha é sua!

 

Agora com essas dicas é só se preparar, marcar o dia e chamar a galera para curtir o churras junto com você!

Gostou das dicas? Compartilha com os amigos e comenta aí a sua dica!

Que tal aprender um pouco mais sobre decoração? Baixe nosso Ebook clicando na imagem abaixo!