5 dicas para construir sem ficar atolado em dívidas

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você sonha em construir ou reformar a sua casa, mas está preocupado com o orçamento, parabéns. Você está no lugar certo! Hoje nós vamos dar algumas dicas para você construir a sua casa dos sonhos sem gastar em excesso.

Planejar é a regra de ouro, não economize tempo, é preciso avaliar bem cada etapa do processo para saber quando cortar despesas desnecessárias sem perder a qualidade da construção.

1. Pesquise, faça orçamentos e negocie

A compra do material de construção deve ser bem planejada, visite vários fornecedores e compare o custo-benefício. Escolha materiais com preço justo e de qualidade, assim não haverá dores de cabeça futuras.

Faça o possível para comprar o maior número de itens no mesmo lugar, assim fica mais fácil para negociar descontos e prazos de pagamento.

Para saber quanto material você irá precisar, acesse nossa calculadora de materiais de construção, assim você já saberá a quantidade certa na hora de fazer seu orçamento.

 2. Saiba como contratar um profissional.

Buscar referências e indicações podem ajudar muito na hora de escolher quem vai trabalhar na sua obra, além disso é importante ter uma boa conversa antes contratar, afinal vocês vão trabalhar juntos.

Garantir que o profissional entenda o projeto que você tem e sonha é fundamental para o bom andamento da obra. 

Ao contratar um profissional de construção é recomendado fechar o contrato negociando o valor total da obra, a popular empreitada, que é a forma com melhor custo-benefício.

Evite fechar negócio na forma de diárias, além de não conseguir controlar a produtividade do prestador de serviço, isso pode gerar atrasos e custos além do esperado.

fechando negócio

Evite pagar o valor total do serviço antes que acabe a obra, a melhor opção é fazer o pagamento conforme a construção for avançando.

Acompanhe todo o processo de perto com metas e prazos, inclusive relacionado à compra de materiais na hora certa, para não faltar e acabar ficando com a obra parada.

Recomendamos que contrate um engenheiro ou arquiteto, esse é um investimento que vale a pena, e torna sua obra eficiente, econômica e evita riscos relacionados à estrutura da construção. É ele também que vai te orientar sobre os documentos legais necessários para poder construir.

 3. “Faça você mesmo”

Quando a obra já está sendo finalizada, há como evitar alguns custos. Se você tiver habilidades com pintura, por exemplo, pode mobilizar a família e amigos para ajudar na pintura das paredes e economizar com mão de obra.

pintar sua casa

Mas lembre-se que não pode ser feito de qualquer jeito, é preciso ter os materiais certos para cada tipo de ambiente e aplicação.

Procure orientações em lojas de construções, os inúmeros tutoriais disponíveis na internet também podem ajudar muito!


4. Deixe sua casa mais sustentável

Investir em coisas sustentáveis pode parecer caro no primeiro momento, mas futuramente podem gerar bastante economia de água e luz.

Uma dica legal é escolher luminárias eficientes com lâmpadas de LED e torneiras com sistemas de economia.

Na hora de instalar as fiações, converse com o profissional responsável para colocá-las de modo que facilite o acesso, sem ter que destruir várias paredes em reparos futuros.

São investimentos que valem muito a pena, pois lá na frente ajudam a reduzir as suas contas com valiosas economias no dia a dia.

 5. Dê um passo de cada vez.

Se o seu projeto for muito grande, mas a grana tá curta, uma boa opção é construir em etapas, dê um passo de cada vez, de forma organizada e consciente.

Faça um planejamento para construir de acordo com a sua necessidade, pense no que pode esperar e no que é urgente. Assim aos poucos a sua casa dos sonhos vai sair do papel e se tornar realidade. Não adianta nada começar uma grande obra e parar pela metade.

Pense em quanto espaço você realmente precisa e fique atento para o tamanho da sua obra e custos não fujam do controle.

E aí gostou das dicas? Já passou algum aperto na hora de construir sua casa e quer compartilhar sua experiência conosco, basta comentar abaixo.

Produzimos um material especial que vai te ajudar a economizar um bom dinheiro em sua obra, basta clicar na imagem abaixo. 👇

Nos vemos em breve, e que seus sonhos se realizem. 😉

A Jurunense