Dicas práticas para economizar água

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste mês comemoramos o dia mundial da água e nós como residentes do planeta água, nos sentimos responsabilizados a trazer dicas de economia desse bem tão precioso.

água

Mas primeiro vamos relembrar alguns fatos que nos farão refletir sobre a água em nossas vidas.

Sabemos que a água é essencial para a nossa sobrevivência, ela mantém nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções orgânicas.

O nosso planeta pode ser repleto de água, mas estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. No entanto, essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, logo, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso.

beba água

O dia mundial da água foi criado em 1992 pela ONU com o objetivo de estimular a discussão e conscientizar a população sobre o uso e preservação.

Por isso hoje vamos listar algumas dicas para economizar água, umas já conhecidas, outras não tão óbvias mas que fazem toda diferença.

Seja objetivo no banho

Sabemos o quanto é bom cantar e dançar no chuveiro, porém a cada cinco minutos de banho, são gastos 60 litros de água. Portanto, otimize seu tempo e consumo de água no banho.

Desligue o chuveiro ao se ensaboar e reduza o tempo embaixo da ducha. Se você reduzir o tempo no chuveiro em um minuto, já economiza 12 litros. 

Torneiras merecem sua atenção

torneiras

Atente se a sua torneira está pingando, se estiver, conserte-a e não apenas aperte com mais força, pois isso só fará desgastar a arruela, agravando o problema. E o resultado será um desperdício de quase 2.000 litros por mês.

Lembre-se de fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava as mãos. Torneiras abertas podem gastar até 15 litros/min

Outra dica para economizar até 4 litros, é se você tem sistema de água aquecida e ao abrir a torneira (isso também vale para o seu chuveiro) espera a água esquentar e deixa a fria escorrer, coloque um pote ou bacia para captar e evitar o desperdício

Acessórios: amigos do meio ambiente

Utilize arejadores ou redutores de vazão, esses itens podem reduzir o consumo em pelo menos 20%.  Outro item é a válvula de descarga de duplo acionamento (uma para líquidos e outra para sólidos) que permite o despejo de três ou seis litros d’água.

Máquina de lavar e lava louças

maquina de lavar

Use apenas quando estiver com a capacidade total!

Modelos de máquinas de lavar com capacidade maior chegam a usar 240 litros por lavagem.  A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade. 

E na lava louças Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.

Reaproveite a água

A água que a máquina de lavar roupa usa para o enxague pode ser utilizada para limpar o chão da cozinha ou do quintal.

Basta retirar a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde. Dependendo do número de enxagues, dá para economizar até três baldes cheios por lavagem e reutilizar a água em outras tarefas diárias.

Bem simples as dicas, não acharam? Basta cada um fazer a sua parte e contribuir para o equilíbrio do planeta.

A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores; (Declaração Universal dos Direitos da Água)

Equipe Jurunense

+ Leia também 5 dicas para construir sem ficar atolado em dívidas


Confira, também, o nosso guia básico para decoração. Nele você irá encontrar dicas que conversam com o meio ambiente e ainda deixar a sua casa linda!