Principais dúvidas sobre piso vinílico

Tempo de leitura: 4 minutos

O piso vinílico está entre as principais tendências de decoração, ele é feito a base de PVC e minerais. Esse material permite inúmeros benefícios como conforto térmico, alta durabilidade, fácil limpeza, isolamento acústico, hipoalérgico e de fácil aplicação.

Certamente é o piso dos sonhos, mas muitas dúvidas surgem na hora de decidir escolhê-lo ou não. Posso usar em qualquer ambiente? Pode molhar? O piso vinílico arranha?

Essas são apenas algumas das dúvidas que vamos responder neste post.

Se depois de ler você ainda tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que vamos ter o prazer de responder! Então vamos lá, começando pela dúvida mais frequente.

ONDE POSSO UTILIZAR?

piso vinílico no quarto

O piso vinílico foi desenvolvido para ser aplicado em todos os ambientes (residenciais e ou comerciais) internos.

Podem ser aplicados tanto em áreas secas (salas e quartos, lojas comerciais) e úmidas (cozinhas e banheiros), só não deve ser aplicado em áreas que ficarão em contato permanente com a água, como o box de banheiro.

Não é indicado o uso em área externa, pois não foi preparado para aguentar sol e chuva. 

Fique atento para o tipo de cola a ser utilizada. em ambientes secos, use cola acrílica. Em ambientes úmidos, escolha a cola de contato.

POSSO INSTALAR SOBRE A MADEIRA?

Dessa vez não vamos conseguir te dar uma resposta positiva.

A madeira possui características que podem danificar o vinílico, com um tempo a marca da madeira vai ficar aparente, sem falar na possibilidade da dilatação da madeira.

A nossa dica é retirar a madeira instalada e fazer um contrapiso, regularizando a superfície com massa niveladora.

ENTÃO SOBRE QUAL PISO POSSO INSTALAR?

A instalação pode ser feita sobre outros pisos como cerâmica, porcelanato. Com o seguinte cuidado: Faça a massa niveladora. O processo é bem simples, mas é essencial.

Para que a instalação do vinílico fique perfeita, é essencial uma superfície plana, bem nivelada e sem ondulações.

Caso você não faça o nivelamento, quando instalar o vinílico ele vai fotografar o piso que está abaixo. Isso quer dizer que ele vai ficar marcado, com as possíveis texturas do piso e marcações do rejunte.

PISO VINÍLICO PODE SER LAVADO?

Sim, ao contrário do laminado, o piso vinílico pode entrar em contato com a água. Desde que você tenha o cuidado de secar imediatamente após a limpeza, e não deixar o piso secar naturalmente, pois ele não foi feito para áreas molhadas.

Secar o piso logo depois da limpeza é fundamental, pois a água pode se alojar entre as peças e acabar afetando a cola, fazendo com que eles se soltem.

QUAL ESPESSURA DEVO ESCOLHER?

Bem isso varia de acordo com seu objetivo. A espessura do piso vinílico pode variar entre 2mm e 5mm. Mas na verdade não é essa espessura que vai definir qual é o mais indicado para você, e sim a espessura da capa de uso.

Recomendamos para áreas residenciais – capa de uso de 0,2 mm. Já para ambientes comerciais, que possuem um fluxo médio e/ou alto de pessoas, como lojas e academias, indicamos a capa de uso de 0,4 e/ou 0,5 mm.

+ Confira em nosso blog Tudo o que você precisa saber sobre piso vinílico

ARRASTAR  MÓVEIS SOBRE PISO VINÍLICO PODE ARRANHAR?

Bem, sabemos que no dia a dia de casa frequentemente arrastamos os móveis para limpeza, portanto essa é uma questão muito importante. Mas respondendo a pergunta: Não.

Normalmente não há problema algum. Só se for algum móvel com o pé pontiagudo, sem proteção e muito pesado, aí pode haver algum dano, mas se for em condições normais, não há problema algum.

É MELHOR COLÁVEL OU CLICADO?

Nós indicamos o colável, além da instalação ser mais prática, a manutenção também pode ser realizada de forma prática e sem dores de cabeça. Por exemplo, se seu piso ficar exposto à água por muito tempo, ou riscar de alguma forma, o profissional pode descolar apenas a peça danificada e trocá-la. (aqui vale sempre aquela regrinha de ouro de toda reforma: comprar material com sobra para emergências e possíveis reparos)

Já no caso do clicado, como é encaixado, seria necessário mexer em todo ambiente para resolver o problema de uma pequena área.

instalaçao de piso vinílico clicado
Piso vinílico clicado
QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS?

Não pode ser utilizado em áreas externas, nem aplicado por cima de pisos de madeira ou carpete.

Não pode ser instalado por qualquer pessoa, como a instalação precisa ser muito boa, então você precisa encontrar o profissional certo. Geralmente as lojas que vendem o material podem te indicar alguém que realize o serviço.

Tem alguma pergunta que não colocamos aqui? Coloca nos comentários, vamos tirar todas suas dúvidas!

Jurunense

CTA-infografico-pisos-jurunense