Saiba como evitar infiltração em sua casa

Tempo de leitura: 3 minutos

O período das chuvas chegou à cidade e com ela muitos problemas com infiltração. Água em locais indesejados pode incomodar bastante. Afinal um pequeno problema com infiltração pode gerar muita dor de cabeça. E como a gente sabe que você quer evitar quebrar paredes, trocar a pintura da casa e outros problemas, reunimos algumas dicas de prevenção que podem te ajudar.

Os locais úmidos como banheiros, cozinhas e áreas externas são os que mais precisam de cuidado e atenção, então fique de olho e faça manutenção constante. É importante levar em conta a qualidade do material utilizado durante a construção, esse é o primeiro passo para  uma obra de sucesso.

Temos dicas especiais sobre isso em nosso post Loja de construção: 7 dicas para escolher a certa.

Impermeabilize o chão e as paredes

impermeabizante para parede

A infiltração na parede é um dos principais problemas recorrentes do contato direto com a chuva. Isso pode gerar desgaste na argamassa e pintura, geralmente causa bolhas e descasca a tinta da parede. Além disso, a infiltração em paredes pode causar o surgimento de fungos e mofo, provocando mal a saúde e a desvalorização do imóvel.

A solução para este problema está em impermeabilizar as paredes, no mercado há produtos específicos para essa técnica, que protege diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, banhos e outros fatores.

Há diversas opções disponíveis em nossas lojas, confira clicando aqui.

A infiltração também pode vir do solo, por isso é importantíssimo impermeabilizar a fundação. Em alguns terrenos é necessário proteger da umidade que vem do solo, com aplicação de mantas ou barreiras de material plástico sob o piso, para garantir o isolamento.

Fique de olho nas calhas

evite infiltrações nas calhas

É muito importante ficar atento às calhas. Quando o telhado é irregular pode provocar diversos vazamentos, e por menor que seja pode causar desastres na sua casa. Por isso, a nossa dica é se certificar de que não há vazamento, todos as brechas precisam estar bem vedadas.

Telhas quebradas provocam infiltração

telhas

Muitas vezes durante a construção ou reforma é necessário subir nos telhados para realizar algum trabalho, porém isso pode resultar em algumas telhas quebradas, principalmente as de cerâmica, que são frágeis. Telhas quebradas geram goteiras que causam umidade tanto na laje quanto na parede.

A nossa dica é sempre ter telhas reserva em casa. Quando houver esse problema pode ser resolvido rapidamente e evitar a infiltração antes que aconteça.

Tintas podem ajudar

tinta para ambiente externo

A verdade é que a tinta não resolve o problema, ela só pode ser aplicada depois de não haver mais nenhuma infiltração. Mas, depois de encontrar a causa do problema e resolver, a tinta ideal pode ajudar a evitar que a infiltração volte a acontecer.

Utilize as tintas específicas para ambientes externos, assim as paredes ficam protegidas do sol e chuva. Atualmente há tintas que possuem uma certa elasticidade. Elas evitam que apareçam pequenas fissuras causadas pelo desgaste.

Agora que você já sabe como evitar infiltrações, descubra como evitar um curto circuito.

Gostou das dicas? Compartilhe e deixe seu comentário abaixo 🙂

Equipe Jurunense

CTA-infografico-pisos-jurunense