Curto circuito: Saiba como evitar esse problema

Tempo de leitura: 2 minutos

Um curto circuito pode trazer problemas muito graves em casa, um problema pequeno pode resultar num incêndio. Então de olho nessas dicas para evitar esse problema.

Primeiro é importante saber como ocorre o curto circuito. Esse problema acontece quando dois polos de fio elétrico, desencapados, encostam um no outro e produzem uma instensidade elétrica alta, causando calor e faíscas. Muitas vezes queimam aparelhos, e as faíscas acabam provocando um incêndio.

Mas vamos ao que interessa, como evitar isso?

1. Saiba identificar os sinais

Bem, o primeiro passo antes de todo problema é saber quando há um. a lista abaixo contém os principais sinais de que há um curto circuito acontecendo na sua instalação elétrica.
  • Cheiro de queimado
  • Tomadas com manchas negras (queimadas)
  • Lâmpadas que queimam muito rápido ( tempo de vida útil muito mais curto que o normal)
  • Interrupção do fornecimento de energia de um ou mais cômodos sem motivos aparentes
  • Disjuntor que desarmou ( sobrecarga no sistema elétrico)
  • Fusível que queima ( sobrecarga no sistema elétrico)

 2. Não sobrecarregue as tomadas

tomada sobrecarregada gera curto circuito
A gente usa tantos aparelhos ao mesmo tempo, que às vezes falta até tomada em casa. Mas é impotante ficar atento às sobrecargas, essa é uma das principais razões que levam a um curto circuito.

3. Faça manutenção

Diga adeus às fiações velhas! A fiação elétrica de uma casa oferece vários riscos se não estiver nas condições adequadas. Por isso é importante fazer manutenção continuamente para ter certeza de que as fiações e tomadas de sua casa estão em dia, tudo precisa estar em bom estado. Este é um trabalho perigoso, portante não indicamos que você mesmo faça. Procure um profissional da área, ele com certeza vai isolar os fios com a fita adequada, para que não apresentem riscos de curto circuito.

4. Curto circuito pode ser provocado pela decoração

 A gente sabe que uma cortina faz toda diferença na decoração do ambiente, e que aquele belo tapete na sala deixa tudo mais lindo. Porém é importante se atentar para não deixá-los em contato com fios e tomadas. Caso haja um curto circuito, o risco de incêndio é bem maior.
 

5. Água não combina com eletricidade

Todo mundo já sabe que a água é um ótima condutora de eletricidade, mas sempre vale a pena lembrar de não instalar tomadas próximo a lugares onde tem água. Usar equipamentos elétricos em ambientes úmidos ou molhados é um grande perigo. É importante evitar utilizar secadores de cabelo, chapinha ou barbeador elétrico no banheiro ou com corpo molhado, um simples descuido pode resultar num choque ou curto circuito.

 

 

E aí, você já teve algum problema elétrico em casa? Conta aí  pra gente, basta colocar nos comentários abaixo. E se gostou do conteúdo, compartilha aí!

 

E pra você ficar afiado na hora de falar com seu profissional de construção, te recomendo a baixar o material abaixo basta clicar na imagem⤵.

Equipe Jurunense