Veja 5 dicas infalíveis para acabar com a infiltração

Tempo de leitura: 4 minutos

Para nós Belenenses que convivem com chuvas diariamente, e com umidade relativa demais de 75%, é comum problemas com fungos e mofos, que surgem devido a umidade causada por infiltração de água na parede.

Além dos problemas de bolor, também pode causar a deterioração da construção se não forem tratados.

Se você sofre com infiltrações e não sabe como acabar com elas vem conferir com a gente essas dicas.

1. Procure o foco da infiltração

Para cada ponto de infiltração existe uma solução, portanto o primeiro passo é descobrir onde está o foco dela.

Manchas escuras, mal cheiros e rachaduras são alguns sinais de infiltração, caso elas estejam na parte superior da parede, o problema provavelmente deriva do teto ou calha, que podem estar quebrados, ou a laje pode estar mal nivelada, acumulando água.

Caso a infiltração esteja na parte inferior da parede, o problema está no piso.

2. Resolva o problema

infiltração em parede

Identificado de onde vem o problema, você terá que fazer uma minirreforma.

Quando a água vem do teto ou da parede, é necessário impermeabilizar pelo lado de fora com produtos específicos.

Se as telhas e calhas estiverem com fissuras será necessário trocar. Caso a umidade venha do chão, é preciso quebrar o piso, tirar o reboco e impermeabilizar.

Se o problema vier do vizinho, ele terá que reformar a casa dele, nesse último esperamos que vocês tenham um bom relacionamento.

3. Use os produtos certos

impermebealizante

Produtos impermeabilizantes serão seus melhores amigos nesse combate, atente para o que atenderá suas necessidades.

Se for em locais que constantemente possuem contato com a água, como pisos de banheiro e lajes, você poderá optar por uma manta asfáltica, elas são maleáveis de fácil aplicabilidade e grande duração.

Você também pode usar a massa corrida misturada com produtos impermeabilizantes, isso ajudará a evitar futuras infiltrações nas paredes.

E em questão de acabamentos, a tinta acrílica é uma ótima alternativa porque são mais resistentes a água.

Outra dica bacana, é comprar um antimofo, que pode pelo menos amenizar a situação.

4. Saiba detectar outras causas

parede

Caso não tenha encontrado nenhuma das causas de infiltração acima, existem outras que podem ser causadas pela má instalação de janelas, portas, assentamentos e pisos.

Vazamento na parte hidráulica. E paredes em contato com plantas, principalmente as trepadeiras, que costumam se enraizar nas paredes, quebrando a estrutura.

Portanto na hora em que as instalações forem feitas, certifique-se que estão acompanhadas por impermeabilizantes.

Em questões de hidráulica terá que quebrar a parede e refazer a área comprometida e no caso de plantas deve-se usar mantas que são próprias para jardinagem.

5. Evite surpresas, previna-se

Mesmo que o trabalho contra a infiltração tenha sido feito, é bom ter em casa telhas extras caso haja fissuras no telhado, assim você poderá substituir.

Outra dica é manter sempre a casa arejada e garantir a entrada do sol nos cômodos, isso ajuda a evitar o surgimento do mofo.

Agora que você já sabe o que fazer para acabar com a infiltração, mãos a obra!

Mas saiba que nenhuma construção está isenta de infiltrações, o que se pode fazer é evitar ao máximo com produtos de boa qualidade e projetos bem elaborados e, talvez, algum dia você terá que fazer (ou refazer) esses pequenos reparos.

O que não será um problema para você, após ter lido esse texto.

Dica bônus: fale com um especialista

Se você se sente inseguro, recomendamos que fale com quem entenda do assunto.

Querendo economizar, muita das vezes fazemos por conta própria e acabamos gastando bem mais do que se tivéssemos contratado um profissional.

Aqui na jurunense temos um equipe experiente e preparada para responder suas dúvidas e te indicar os produtos adequados para cada aplicação. Se quiser falar com um consultor, basta solicitar um contato aqui.

E aí, você já teve algum problema com infiltração em sua casa? Que tal compartilhar com a gente? Basta colocar nos comentários abaixo. E se você gostou do conteúdo compartilhe 😉.

E pra você ficar afiado na hora de falar com seu profissional de construção, te recomendo a baixar o material abaixo basta clicar na imagem⤵.

Equipe Jurunense.